"Esse ano..."

19/05/2011 18:36

    Este ano eu estou cursando o terceiro ano do ensino médio. Reta final na escola. Okay, vou começar novamente...

    Este ano eu estou cursando o terceiro ano do ensino médio, não faço a menor ideia do que escolher como profissão e não acho tão importante fazer o vestibular este ano. Tem noção do quanto isto é chato? Talvez você me diga que isto é comum entre os jovens nesta fase e tal... Mas é que é estranho correr sem saber onde é a linha de chegada. Sabe, quando você traça um objetivo, você foca nele e vai! Aí você corre, cai, se recupera, explode, junta suas partes, continua, se arrasta... O objetivo está lá, te esperando. Outra coisa é encarar isso tudo sem saber para quê. Quer dizer, "Sacrificarei-me para me tornar o melhor profissional em... em... é... humm...!?".

    Hoje eu conversei com uns amigos. Nós vamos nos organizar para começar a estudar sério para os vestibulares. Topei. Não é porque eu não sei o que fazer no futuro, que eu tenha o direito de fazer uma prova dessas, de sacanagem. Sabe, seria injusto com meus professores. Estou em débito com eles, pois me ensinaram muita coisa.

    O pior D'esse ano' não é nem a questão das dúvidas, mas sim a das "experiências". Em nenhum outro momento da vida eu recebi tantas orientações  tão diversas entre elas. "Faça isso!", "Faça aquilo", "Este está em crescimento!", "Aquele te dará curriculum!", "Faça o que te deixa feliz", "Pense na remuneração!", "Não há área para este no país", "Lá você vai crescer rapidinho!"... O último da vez foi "Largue o seu curso. No momento, não é o melhor para você. Tenho N anos de experiência. Acredite em mim. Seu tempo será melhor aproveitado". Essa veio de um cara que eu confio muito. Mas sei lá. Também confio muito em outros caras que disseram coisas bem diferentes. Anotei o que ele disse no meu bloco imaginário de "coisas a serem pensadas", e depois enviei o texto para a lista de "mais um". 

     O que essas pessoas dizem é realmente importante, e eles só querem te ajudar. Se você juntar os anos de experiência deles, você pode achar N¹²³anos à sua frente. Esqueça este número. Não podemos escolher uma dentre as várias linhas de pensamento e dizer "é essa que eu vou seguir cegamente!". O que é importante é lembrar que eles conseguiram este número vivendo, apanhando e aprendendo, e estão vivos até hoje. Agora é a nossa vez. Aproveite o que pode ser aproveitado dessas dicas e forme uma só sua. Teste. Erre. Divirte-se. Amadurecer não é acertar sempre, é aprender a tomar decisões sabendo que elas têm suas consequências. Essa é agraça desta fase de transição.

    Enfim, tome o comando de sua mente e não se deixe levar pelo melhor discurso, mas lembre-se:

    Agradeça todos os dias por estar cercado de pessoas com boas intenções para te orientar. Antes ter dúvidas com elas, do que estar sabe-se lá onde, sem elas.


Crie um site grátis Webnode