O Erro

25/05/2011 17:58

    "Erro: 1. Ato ou efeito de errar. 2.Juízo falso. 3. Incorreção, inexatidão. 4. Desvio do bom caminho."

    "Erro em direito é um vício no processo de formação da vontade, em forma de noção falsa ou imperfeita sobre alguma coisa ou alguma pessoa."

    

    Todos nós erramos. É uma carcterísticas nossa. É. Enfim... Na minha percepção (ou na minha memória), o erro pode ocorrer, basicamente, por três motivos básicos:

    .Quando encaramos algo que não é de nosso conhecimento.

    .Quando nos utilizamos de um raciocínio insuficiente para avaliar uma situação.

    .Quando nos deixamos levar por uma linha de raciocínio errada.

    Errar é normal, mas também é uma... coisa muito chata, uma vez que, como tudo na vida, vem seguida de uma consequência. Quando erramos com nós mesmos, conseguimos tomar o controle da situação com mais facilidade. O ruim é quando erramos com outras pessoas. Neste caso... nos resta analisar a situação, reconhecer o erro e pedir desculpas... peraí, não é tão simples! A verdade é que é muito fácil pedir desculpas. "Desculpa" é só uma palavra. Claro, existe todo um significado por traz dela e a questão do perdão e tal... Só que ela é tão usada hoje, que não necessariamente significa um arrependimento sincero. Quer dizer, já é uma resposta automática "Ops! ... Desculpa!". Esse é o xis da questão: Se por um momento de confusão interna acabarmos nos baseando numa linha de raciocínio errada e errarmos (de forma realmente errada rs)  com outras pessoas, como provar que reconhecemos o erro, aprendemos com ele e nos arrependemos verdadeiramente? Difícil né? Era mais fácil não errar. rs

    Errar é ruim. Mas os erros são comuns e suas consequências necessárias. É através dos erros que aprendemos grandes lições. Claro, é importante lembrar que os erros podem deixar hematomas, cicatrizes ou até mesmo buracos, e por isso não se deve insistir neles. Mas é a vida, rs. Como já escrevi aqui no blog, amadurecer não é acertar sempre, mas tomar as decisões sabendo que elas tem consequências (e depois aguentá-las).

 

Até a próxima! 


Crie um site gratuito Webnode